O que é a Disputa?
Quando o titular do cartão envia uma queixa comunicando-se com o banco emissor sobre a transação errada, o banco emissor abre uma disputa com o comerciante (adquirente), solicitando a documentação necessária e a prova para remediar o estorno. Se a documentação fornecida for satisfatória, a disputa é simplesmente recusada e o cliente é cobrado com uma taxa de processamento. Se os documentos parecem ser insatisfatórios, o montante do reembolso será fornecido ao cliente e o comerciante será debitado.
O que é o Chargeback?
O status indica que a cobrança foi contestada pelo comprador e o vendedor perdeu a disputa, sendo o valor total da venda debitado da conta do vendedor.
Fluxo de Disputa e ChargeBack
No momento em que o portador do cartão recebe a sua fatura do cartão de crédito, normalmente ele verifica as suas compras. Caso o portador não identifique alguma compra, ele entra em contato com o banco emissor do seu cartão e o informa o não reconhecimento desta compra.
Com isso, o banco emissor do cartão abre junto a bandeira, o processo de disputa / chargeback.
Neste momento, a bandeira funciona como "juiz" desta disputa e pede à credenciadora algumas evidências como nota de entrega do produto, nota fiscal, recibo, etc.
Caso as evidências sejam suficientes, a credenciadora / sub-credenciadora / estabelecimento comercial ganha (m) esta disputa e recebe o valor, caso o contrário a credenciadora / sub-credenciadora / estabelecimento comercial arca (m) com o prejuízo.
Disputa referente a subadquirente iPag:
Quando o iPag recebe uma queixa de Chargeback, eles apresentam todos os dados informados na compra para contestar. Porém, verificado que o titular do cartão não reside ou os dados de CPF/CNPJ não são compatíveis, o chargeback é aplicado, já que todas as evidências mostram isso.
Neste caso o lojista não tem argumento ou provas para contestar, já que os dados da transação evidenciam que o cliente não fez a compra.
Caso a disputa permaneça em aberto, o lojista deve apresentar em até 2 dias comprovantes da venda do serviço ou produto a adquirente a fim de provar, que sim, aquele cliente recebeu o produto ou serviço prestado.
Quanto tempo demora a disputa?
Normalmente a transação fica em disputa durante 2 dias, caso nenhuma ação seja tomada pelo vendedor, ela é cancelada e marcada como chargeback.
Caso o vendedor tome alguma ação, este prazo é estendido para que banco e cliente analisem, sem um prazo exato para conclusão.
Se marcado como chargeback, será descontado o valor referente a transação do saldo de sua conta. Mas quando volta do status de disputa para aprovado, você recebe um e-mail informando que ganhou a disputa e nada ocorrerá.
Dúvidas ou Sugestões? Envie um e-mail para suporte@ipag.com.br
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo