Gerenciar Cobranças Recorrentes

Criada por Yeloara Duarte, Modificado em Fri, 18 Jun 2021 na (o) 03:45 PM por Fabio Baptista

Como fazer a gestão das cobranças recorrentes.

 

Autor: Fabio Baptista    

Objetivo: Este artigo mostra como editar as cobranças recorrentes para as mensalidades ficarem com a situação Em Dia.


Para identificar se uma cobrança recorrente está com a situação Em dia, clique no MENU > ADMINISTRAÇÃO > COBRANÇAS. 


1 . Caso queira pesquisar um cliente específico, insira o nome do cliente no campo Nome do Cliente e clique no botão azul pesquisar. 

2 . Caso queira verificar as cobranças que não estão em dia, digite Em atraso no campo Situação e clique no botão azul pesquisar.


Para regularizar a mensalidade do cliente, basta clicar no botão Editar (formato de lápis, destacado na imagem acima) e ir até a planilha Parcelas:


Os campos disponíveis para edição são:

Vencimento:  Refere-se ao dia em que o sistema do iPag deverá realizar a cobrança automática no cartão de crédito do cliente. Este campo deve ser preenchido, caso seja necessário alterar o dia da cobrança automática; 

Valor: É o valor da cobrança que deverá ser realizada pelo sistema.

Valor Pago: É o valor a ser informado ao sistema iPag, que foi pago pelo cliente, caso o pagamento seja realizado não por meio do iPag. Este campo deve ser preenchido somente na ocasião de o cliente realizar o pagamento sem utilizar o iPag, desta forma a situação da cobrança ficará Em dia.

Data do Pagamento: O preenchimento deste campo deve ser realizado, somente no caso do cliente realizar o pagamento não por meio do iPag. Também deixará a situação da cobrança Em dia. 

Descrição: Descrição da cobrança.


Caso o cliente esteja com a situação Em atraso e realize o pagamento presencialmente:

Menu > Administração > Cobranças > localize o cliente > Editar;

Preencha os campos Valor Pago, Data do Pagamento e Descrição, por fim, clique no botão Salvar!

Neste exemplo acima, o cliente realiza o pagamento presencialmente. 


Importante: Preencha somente os campos indicados, como da imagem acima, para esta situação específica, caso contrário, poderão ocorrer erros nas cobranças futuras!


Caso o cliente este com a situação Em atraso e peça para cobrar novamente:

Menu > Administração > Cobranças > localize o cliente > Editar;

Preencha somente o campo Vencimento com a nova data da cobrança, por fim, clique no botão Salvar!

Neste exemplo acima, a cobrança automática não foi aprovada e o cliente solicitou para ser cobrado novamente alguns dias depois, ou, o lojista irá realizar a cobrança automática pelo iPag.


Importante: Preencha somente os campos indicados, como da imagem acima, para esta situação específica, caso contrário, poderão ocorrer erros nas cobranças futuras!


Observação Importante:

Estes mesmos passos podem ser executados no caso de o cliente ter uma Assinatura ativa. Para isso, basta ir no Menu > Administração > Assinaturas e seguir os mesmos passos descritos acima.


Dúvidas frequentes: 

Qual a diferença entre Cobrança e Assinatura?

Toda assinatura é uma cobrança recorrente, mas nem toda cobrança recorrente é uma assinatura. Uma assinatura possui um cartão de crédito vinculado, onde a cobrança será efetuada automaticamente. Já a cobrança recorrente, o cliente recebe um link no e-mail, onde ele deverá escolher o método de pagamento daquela mensalidade em particular. Por exemplo, no pagamento de uma mensalidade com cobrança recorrente, o cliente pode pagar uma mensalidade com boleto, uma outra com cartão de crédito, etc.  


Posso excluir uma parcela da cobrança?

Sim, para isso, basta clicar no botão Excluir (ícone de lixeira), porém, não é recomendado fazer isto, pois, a cobrança não irá mais constar no histórico de cobranças do cliente.


Informações Extras:

Ao cancelar uma transação gerada a partir de uma cobrança, o valor não é automaticamente excluído da planilha parcelas. Caso seja necessário cancelar o pagamento de uma mensalidade, deve ser editado este pagamento também na cobrança, pois, não ocorre a sincronização do sistema iPag, neste caso.


Dúvidas ou Sugestões? Envie um e-mail para suporte@ipag.com.br 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo